Hoje, o sujeito rouba para chegar ao Senado. E, quando chega, não pode ser processado.
Arthur Virgílio, senador do PSDB, sobre a chegada de mais um ficha suja no Senado Roberto Cavalcante, do PRB.
Hoje, o sujeito rouba para chegar ao Senado. E, quando chega, não pode ser processado.
Arthur Virgílio, senador do PSDB, sobre a chegada de mais um ficha suja no Senado Roberto Cavalcante, do PRB.
Por: Chico de Oliveira
Divididos, os 34 membros da ONG do Baixo Clero preparavam-se ontem, em Sinop, para uma tensa reunião no qual devem decidir, entre hoje e amanhã, se fazem uma manifestação ou não em defesa da gestão democrático na escola sem conselho e a única instituição de educação em Sinop com diretor indicado por político. Numa leve mudança de posição, Chikó disse estaria estudando a possibilidade de somar-se aos esforços de outras escolas sem conselho no Estado - cujo argumento é que o regime antidemocrático da ilha seria uma ameaça à educação.
A ONG do Baixo Clero, porém, não abriu mão da exigência de que a escola cumpra os princípios democráticos da LDB - contidos em cláusulas aprovadas nos anos 90 - antes desse gestores chegarem ao poder. “(Nosso apoio) não quer dizer que as escolas sem conselho voltaram automaticamente a zona de democracia”, afirmou Zeca do Caixão, na cidade de Brejo Fundo. “Aqui só vai começar um processo que deve ser guiado por princípios e valores de um Estado moderno, sério e sensato que não é de interesse desse governo.”
Grupos de trabalho formados por representantes dos alunos das escolas sem conselho já estão se reunindo e chegaram ao consenso de que só é possível conseguir mudança com paralisação e apoio de todos os discentes. Críticas feitas a modelo de gestão implantado nas escolas pelo Líder do Baixo Clero, que defende a reintegração sem precondições da unidade de educação ao modelo democrático, indicam o nível de dificuldade para se alcançar o objetivo.
Alguns chegaram a falar em dissolver a ONG e mandar Chikó e Zeca do Caixão embora por justa causa, quem mandou esses selvagens defender a lei. “Ou vocês, membros do Baixo Clero se reformam, ou se retirem”, disse o presidente do grupo dos que estão acima da lei.” vocês do Baixo Clero perderam a razão de ser”, emendou um outro indicado do governo. “É preciso manter esse grupo do Baixo Clero na ignorância, para que ele não ameace a existem dos gestores do governo de qualificação duvidosa”.
4.14- PROCESSO Nº 1297/2009 – CLASSE 30
– ASSUNTO: RECURSO ELEITORAL – SINOP – REFERENTE AO PROCESSO Nº 474/2008 DA 22ª ZONA ELEITORAL – AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL POR ABUSO DE PODER POLÍTICO E ECONÔMICO – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO – CASSAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA – DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE – MULTA INDIVIDUALIZADA
– RECORRENTES: JUAREZ ALVES DA COSTA E AUMERI CARLOS BAMPI
– ADVOGADOS: Drs. Adriana Gonçalves Pereira Nervo, Anderson de Mattos Pereira, Alexandre Gonçalves Pereira, Denovan Isidoro de Lima, Fernando Ferronato, Flávio Américo Vieira, Juliano Colaço da Silveira, José Everaldo de Souza Macedo, Kátia Regina de Oliveira Moglia, Ledocir Anholeto, Pedro Ferreira Mendes, Rebeka Vieira, Rinaldo Ferreira da Silva, Silvério Gonçalves Pereira e Ronan de Oliveira Souza
– RECORRENTE: COLIGAÇÃO “TODOS POR SINOP”
– ADVOGADOS: Drs. José Everaldo de Souza Macedo, Alexandre Gonçalves Pereira e Ronan de Oliveira Souza
– RECORRIDA: COLIGAÇÃO “AÇÃO E DESENVOLVIMENTO”
– ADVOGADOS: Drs. Marco Aurélio Fagundes e Marcelo Segura
– PARECER: pelo improvimento do recurso
– RELATOR: EXMO. SR. DR. RENATO CESAR VIANNA GOMES
– 1º Vogal - Exmo. Sr. Dr. José Zuquim Nogueira
– 2º Vogal - Exmo. Sr. Dr. Yale Sabo Mendes
– 3º Vogal - Exmo. Sr. Des. Juvenal Pereira da Silva
– 4º Vogal - Exma. Srª. Drª. Adverci Rates Mendes de Abreu
– 5º Vogal - Exma. Sra. Dra. Maria Abadia Pereira de Souza Aguiar
Fonte: TRE/MT
Por Zeca do Caixão
Grande estudioso do assunto, Ney Reis garante, com segurança: “O primeiro grande puxa-saco da história foi Judas Iscariotes, o homem que dedurou Jesus Cristo aos romanos. Enquanto Jesus estava com a bola toda, fazendo sucesso com a população da Palestina e sem repressão do Império Romano, lá estava Judas entre os apóstolos, mais devotos do que nunca. Mas foi só a coisa ficar preta, que ele se mandou por 30 dinheiros para o outro lado. Tudo bem, ele se suicidou depois que Cristo foi crucificado, mostrando que mesmo um puxa-saco pode ter algum resquício de escrúpulo”.
Para o estudioso desse tipo de caráter, antes de mais nada é preciso deixar claro o que é um autentico puxasaco, “essa figura obtusa, capaz de qualquer salamaleques para agradar um poderoso ou uma pessoa no auge da fama, evidentemente esperando algo em troca”. Ironiza Ney Reis: “Ele é igual a tia velha em festa. O primeiro a chegar e o primeiro a sair. A primeira, quando ele estiver no auge da fama e do poder; a segunda, quando estiver no mais absoluto ostracismo. Quem estiver na primeira foto e não estiver na segunda é puxa-saco”.
Quando Fernando Collor era presidente um dia recebeu no Palácio do Planalto o líder da sua bancada na Câmara dos Deputados o alagoano Cleto Falcão. Conversa vai, conversa vem, de repente Cleto diz, meio patético, depois de discorrer sobre as dificuldades políticas que o governo poderia passar a ter que enfrentar: “Presidente, por duas pessoas sou capaz de morrer ou matar. A primeira é o senhor!” Sensibilizado e curioso, Collor quis saber quem seria a segunda. A resposta de Cleto foi digna de um puxasaco: “Indique!” Claro que isso ocorreu antes de Collor cair em desgraça...
Chikó, o desvio padrão, acha muito lindo educadores puxa-xacos. Deveriam mudar o nome dos CNE do Estado, para que esconder a verdade se todos já desconfiam.
Por Chico de Oliveira
O artigo 3º da Resolução nº1, de 27 de março de 2008, do Ministério da Educação deixa claro a duvida de Chikó, que as escolas técnicas estaduais estão dentro da educação básicas e, sendo assim, estão enquadrada no artigo 14º da LDB. Essas escolas devem ter gestão de acordo com a lei.
Um outro fator interessante é o salário de técnico nível B 40 horas. Se é educação básica porque os da SEDUC recebem mais que os da SECITEC?
Um ponto a analisar é o processo de escolha de diretores das escolas de educação básica, que deve constar no plano de carreira, segundo uma normativa do MEC homologadas pelo ministro Fernando Haddad, nesta quinta-feira, 28/05/2009. E aí senho Maggi como vossa excelência vai fazer para manter tal gestão? Em 2010 vamos para justiça contestar o modelo de gestão da nossa escola, que é puro descaso com a educação.
Fonte: MEC