sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Emblemático

"Esse Chicó é emblemático porque parece um cidadão comum do povo, um homem simples, que teve a coragem de revelar o que lhe parecia desvio administrativo de pelo menos uma autoridade do primeiro escalão” (Zeca do Caixão).

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A democracia marginal

Não temos de ser gratos a Chicó porque ele nos diz essas coisas — não é ele; são as leis. Não foi esse abestado que escreveu nacos da Constituição para que nos permitam “conhecer direito”. É evidente que ele vive falando de LDB e leis da educação, no entanto isso todos sabem. Mas também é óbvio que se constituiu numa formidável bobagem, em um meio que as pessoas pagas com o dinheiro do contribuinte para informar o povo não dão a mínima para as leis. A China, hoje, favorece os negócios de uma vasta elite empresarial. É a economia que mais cresce no mundo. Não preciso me alongar a respeito. E, no entanto, trata-se de uma tirania odienta. Essas coisas não me servem. Com ou sem bons negócios.
Não me serve, em suma, um sistema que permita a formação de pessoas que não estejam engajadas na melhora das instituições públicas — que o governo pretende tutelar, é bom deixar claro — se o preço for compactuar com o autoritarismo.
Nas suas entrevistas, alguns indicados do governo já deixaram claro que não querem ser nem parecer autônomo.
Assim, meu abestado de Sinop, são os meus princípios que me fazem criticar a lambança. O estado aparelhado nomeia para a escola. E o estado aparelhado pode demitir os que não rezar por sua cartilha. O estado aparelhado nomeia porque quer os fieis. E demite por infidelidade. Nesses casos, o estado democrático não existe.
ISSO QUE FAÇO É O VERDADEIRO PAPEL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO (QUE FOI RECONHECIDO EM LEI FEDERAL), E NÃO VIVER ESCONDENDO A VERDADE DAS PESSOAS QUE VEM EM BUSCA DE CONHECIMENTO. Os membros do BC não compactuam com os que escondem a dona verdade.

Chico de Oliveira

Em escola de Cego Chicó faz oposição a dois Chico

Em escola de cego, quem tem um olho foge do Rei. Quem tem dois olhos defende o pensamento de Zeca do Caixão, gestão democrática nas escolas técnicas estaduais de Mato Grosso, de acordo com a lei complementar nº 49 de 01/10/1998.
Informado de que a verdade decidiu renunciar e ir embora das escolas técnicas estaduais, Zeca do Caixão lamentou e tentou convencê-la de ficar. O Zeca mandou falar para ela que deseja conversar ainda nesta semana. Deseja convencê-la a desistir da idéia de renúncia. À tarde, a dona verdade informou ao Baixo Clero que sua decisão estava tomada. Daí a pressa de Zeca do Caixão.
A verdade flerta com a fuga desde a chegada da base aliada as escolas técnicas estaduais de MT (SECITEC/MT). Em reunião com membros do Baixo Clero, dissera que sua situação é insustentável. Abandonada pelo PR e fustigada pelo membros indicados do governo, a morubixaba da justiça voltou suas atenções para a reunião que o BC realizou na noite passada.

Chico de Oliveira

( Mario Quintana )

* “ Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos... Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em vôo. . .”


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Crise na SECITEC/MT

A crise nas escolas técnicas estaduais de MT não é irrelevante. Provocada por desrespeito as normas educacionais que estão prescritas na LDB e nas leis estaduais que versa sobre educação. Acho que estamos todos — refiro-me aos que trabalham com educação — mais ou menos equivocados sobre os motivos. O que é que se toma como dado na equação? Temeroso no cumprimento da norma que fala sobre gestão na lei complementar nº 43 de 01/10/1998 os governistas, que precisam do apoio da população, decidiram ignorar os profissionais da educação e os alunos, mas nas próximas eleições vamos lembrar de suas atitudes.
Quem é capaz de apontar os prejuízos efetivos? As escolas já perderam um percentual muito elevado dos servidores efetivos que aqui trabalhavam e, no entanto, os populistas ainda não se tocaram. O que será preciso fazer para que o todo poderoso perceba que os alunos e profissionais da educação podem mela sua candidatura à qualquer cargo eletivo? Basta que ele não atenda nossas reivindicações. Será que ele sabe o que Chicó deseja para as escolas? Será que piso salarial para os técnicos igual o superior ao da educação básica é uma missão impossível de se realizar? Será que um plano de carreira igual ao da educação básica para os técnicos é impossível? Isso tudo esta lá, na lei nº 43 de 01/10/1998 e na Constituição Estadual, o duro é encontra um letrado que saiba decifra os códigos.

Chicó (Chico de Oliveira)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nota do BC

Chico de Olivira

Amparado em abaixo-assinados de mais 80% dos alunos da Escola Técnica Estadual de Sinop (SECITEC/MT) Chicó, o “líder” do Baixo Clero, vai a justiça exigir o cumprimento da lei. A comunidade escolar se fundamenta na opinião e também na crença de que o mundo mudou e as escolas não devem ficar sobre influência de políticos com intenções inconfessáveis.

Os membros da comunidade escolar estão cientes de que o Secretário de Ciência e Tecnologia (SECITEC) não vai fazer nada para melhorar as escolas, sendo que o mesmo nem quer falar com os profissionais da educação, nesse sentido o Baixo Clero vai a luta para forçar o cumprimento das leis.

E que o caminho mais curto até o estado de direito nas escolas técnicas estaduais passa, necessariamente, por uma onda de pressão para que os que vivem a margem da lei se toquem.

Ironicamente, são aqueles que deveriam zelar pelo cumprimento das normas que não as respeitam. É lamentável saber que os políticos não dão a mínima para as escolas.